Sustentabilidade


Estruturação e Capacitação para o Turismo e o Montanhismo  




A Igatu Escalada Trekking vem desenvolvendo diversas iniciativas de estruturação e capacitação para o turismo e o montanhismo na Chapada Diamantina, especialmente na região de Igatu.


Com o intuito de contribuir para a sustentabilidade local, promovemos a criação e a manutenção de setores e vias de escalada, atrativos turísticos e suas trilhas de acesso, bem como a capacitação de escaladores locais e da região. 

Priorizamos e atuamos com iniciativas ambientalmente responsáveis, que gerem mínimos impactos ambientais e os maiores benefícios socioambientais para a região. Para isto, buscamos sempre detectar oportunidades de desenvolvimento da escalada e do ecoturismo; os possíveis impactos destas atividades; e planejar e executar estas iniciativas de forma ecológica e socialmente responsáveis. 


Desta forma, temos contribuído ativamente e de forma essencial para a estruturação e a manutenção de diversas vias de escalada, tendo investido na abertura de mais de 150 vias em Igatu, Mucugê e Andaraí, nas diversas modalidades: esportiva, móvel, mista; além de inumeráveis vias de boulders. 


Em 2014 a Igatu Escalada Trekking, juntamente com a Associação de Empreendedores de Turismo de Andaraí e Igatu (ASSETURAÍ), promoveu o maior evento de escalada da Chapada Diamantina e da Bahia, o 13º Encontro de Escaladores do Nordeste – EENE, contribuindo ainda mais para a estruturação e a divulgação da escalada neste território. Além da estruturação e manutenção de vias e setores de escalada, este evento contribuiu imensamente para o montanhismo local a partir da criação e publicação do Guia de Escalada de Igatu. O 13º EENE também promoveu a capacitação de escaladores e montanhistas locais e de todo o Brasil com a realização de diversas oficinas e palestras ministradas por montanhistas de renome nacional.  

Atuamos também na estruturação e manutenção de trilhas de acesso, atrativos turísticos e setores de escalada, contribuindo para evitar a erosão do solo, a perturbação da vida selvagem, a destruição da vegetação e a contaminação de águas superficiais e subterrâneas, dentre outros. 

Através de diversas iniciativas realizadas a partir de 2005, temos também contribuído de forma pioneira e fundamental para capacitação de escaladores e condutores de visitantes em Igatu e região, disseminando a cultura e a prática do ecoturismo e do montanhismo. 

Neste contexto, além de técnicas verticais, do montanhismo e do turismo, promovemos constantemente a educação ambiental para a sustentabilidade destas atividades, incentivando o uso de métodos e tecnologias de mínimo impacto.

Visando contribuir para a conservação ambiental na Chapada Diamantina, buscamos sensibilizar também moradores e visitantes para a necessidade de harmonizar nossas atividades com a natureza. 





Projeto Social de Capoeira : Arte, Cultura e Esporte 



Criado em 1994 pelo Mestre Cabeludo, o Grupo de Capoeira Porto da Barra segue a linha da Capoeira Regional tradicional, disseminando os fundamentos e os métodos desta arte-luta criada pelo Mestre Bimba. 



Desde sua criação, o Grupo Porto da Barra vem difundindo a cultura brasileira e a arte da capoeira regional nos quatro cantos do mundo, promovendo lazer, saúde, ampliação cultural e oportunidades de desenvolvimento pessoal e socioeconômico.





Desde março de 2010, por iniciativa da Contramestre Trança, com o apoio da Igatu Escalada Trekking, o Grupo Porto da Barra vem se desenvolvendo também em Igatu, Chapada Diamantina.

São desenvolvidas atividades com crianças, jovens e adultos da comunidade, no intuito de ensinar fundamentos e técnicas da capoeira. 

Os treinos envolvem exercícios físicos de alongamento, flexibilidade, força e resistência, além do ensino da música e dos instrumentos da capoeira regional.  Através desta iniciativa, busca-se também sensibilizar continuamente os alunos para a valorização e a necessidade de conservação da natureza e do patrimônio histórico-cultural.





Apoio a Iniciativas Locais e Territoriais


A Igatu Escalada Treking atua também como apoiadora de diversas iniciativas locais de cunho cultural, esportivo e ambiental. Dentre as iniciativas que contam com a participação e o apoio da Igatu escalada Trekking estão:

  • Conselho do Parque Nacional da Chapada Diamantina – Órgão Socioambiental Consultivo;
  • Boi Estrela de Igatu – Manifestação Cultural
  • Festa de São Sebastião - Manifestação Cultural e Religiosa
  • Carnaval de Igatu - Manifestação Cultural
  • Festa de São João - Manifestação Cultural e Religiosa
  • Festa do Bom Jesus - Manifestação Cultural e Religiosa
  • Festa de Reis - Manifestação Cultural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário