Igatu


Igatu é uma histórica e charmosa vila da Chapada Diamantina, localizada no município de Andaraí - Bahia. 


Do Tupi Guarani, o nome “Igatu” significa “água boa”. 

A antiga Xique-xique de Igatu, como era conhecida no passado, localiza-se a 13 km de distância da sede do município. 

Próxima ao Rio Piaba, afluente do Rio Paraguaçu, a Vila de Igatu é limítrofe com o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 
Por ela passam os rios Coisa Boa, Pombos, Laranjeiras e Tamburis. 

Originária do início do século XIX, a Vila de Igatu cresceu com o garimpo de diamantes que impulsionou o desenvolvimento de toda a região conhecida como Lavras Diamantinas. 

Foi ponto de parada durante as viagens entre Andaraí e Mucugê. 

Para a construção das casas, as famílias garimpeiras utilizaram o material abundante na localidade, as pedras. 

Igatu foi próspera e populosa, chegando a ter mais de dez mil habitantes. 

No entanto, com o declínio da atividade diamantífera na região, a Vila entrou em decadência e a maioria de seus habitantes deixou o lugar em busca de melhores oportunidades. 

Igatu ficou vazia, casas e comércios abandonados. Apesar das dificuldades, algumas pessoas resistiram e permaneceram no lugar. 

Progressivamente Igatu voltou a desenvolver-se e a destacar-se na Chapada Diamantina. 

Contando com diversos patrimônios históricos, culturais e naturais, atualmente Igatu atrai visitantes de todo o mundo e tem o turismo como sua principal atividade econômica.

A Vila foi tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico-Artístico Nacional) devido à importância e riqueza do seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico. 

Também conhecida como "Cidade das Pedras", Igatu é bela, encravada entre afloramentos rochosos, ruínas históricas, rios e cachoeiras!

Atualmente, Igatu abriga cerca de 390 habitantes. Estes são em sua maioria filhos do garimpo de diamantes. 

Igatu vem se especializando em turismo histórico-cultural, bem como no turismo de natureza e aventura, impulsionado especialmente pela prática do trekking e da escalada, vocações naturais do lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário